13 março 2013

14 de março é o Dia Mundial do Rim

No próximo dia 14 de março será comemorado mais um Dia Mundial do Rim. Serão realizadas atividades em todo o mundo reforçando o papel fundamental dos rins na manutenção do equilíbrio do nosso organismo. Os rins removem os produtos indesejados do corpo (lixo) filtrando o sangue como uma máquina de lavar. A cada dia 180 litros do nosso sangue são filtrados e o sangue é lavado continuamente.

O tema da campanha de 2013 será: “Pare de agredir seu rim”. A doença renal é uma enfermidade complexa e fatal. Estudos populacionais em diferentes países têm demonstrado prevalência de doença renal crônica de 7,2% para pessoas acima de 30 anos e 28% a 46% em indivíduos acima de 64 anos.

Mesmo em estágios iniciais, a chance de morrer por doença cardiovascular é 46% maior em portadores de doença renal, sendo de 136% no estágio moderado da doença. Já nos pacientes em diálise, a mortalidade eleva-se de forma assustadora: uma pessoa de 30 anos tem a mesma chance de morrer que uma de 80 anos. No Brasil, cerca de dez milhões de pessoas têm alguma disfunção renal.

0 comentários:

Postar um comentário