04 junho 2013

LEITOR ESCREVE CARTA DE REPÚDIO AO PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE SERTÂNIA: Professor Ivan: quem te viu quem te vê.

Olá sou Romildo Barreto leitor de vários blogs de minha querida cidade de Sertânia. Venho através desta carta trazer a minha indignação para com o político professor Ivan. Sei que a mesma não será exibida em outros blogs, procuro o moxotó ligado para que faça a divulgação da mesma. 

Muito obrigado, atenciosamente Romildo Barreto. 

Quando eu pensei que já tinha visto de tudo nesta vida, eis que a pessoa prá se encontrar com coisa ruim só basta sair de casa. No sábado passado, eu vinha de Arcoverde numa lotação e pelo caminho ia escutando no rádio do carro de passageiro o programa de rádio do deputado, que o povo já anda chamando de “mesa da amargura”. Lá estava o ex-prefeito Ivan falando na rádio, e esculhambando com o Prefeito novo que entrou Guga Lins.

Eu confesso que não fiquei em mim, não porque eu fosse me doer pelo prefeito, mais quando eu vi quem tava falando e me lembrei de muita coisa. Logo professor Ivan o político mais desmoralizado pelo próprio partido quando foi prefeito. Eu se fosse ele não abria a boca assim, sabendo que o povo sabe de tudo que se passou. Ou quase tudo.

Olhe minha gente, eu vou começar falando que ele Ivan falou que Guga prometeu uma máquina perfuratriz e já fazia cinco meses e não comprava a máquina. Ora, professor Ivan como é que ele ia comprar, se seu grupo quando saiu da Prefeitura foram uns ratos, carregando até cortina, copo, balde, talher e tudo mais. Deixou mais dívida que tudo no mundo. O Senhor falou que a máquina era uma Rainha da Sucata, nome de uma novela da rede globo. Mas, Rainha da Sucata, professor o povo anda chamando com a sua ex-prefeita, que acabou com a frota de veiculo da prefeitura, bastando ver aquela fila de carro que botaram na praça. Pense numa sucateira. Até os carros comprados em sua administração, professor, ela fez virar sucata. Mas, professor Ivan, eu guardo lá em casa um papel da campanha de seu grupo em 1996, quando Ângelo Ferreira se elegeu prefeito. Eu guardo o papel porque na época ele também prometeu comprar uma perfuratriz. Passou 4 anos , depois mais 4 anos, veio o senhor passou mais 4 anos e depois a mulher de Ângelo mais 4 anos. 16 anos e durante este tempo o senhor não cobrou em nenhum momento de Ângelo, nem da mulher dele e muito menos do senhor. 16 anos sem cobrar de ninguém aquela promessa. E agora, professor Ivan o senhor quer cobrar de Guga, com apenas 5 meses? É muito atrevimento de sua parte, ou o senhor está querendo agradar o deputado, cumprindo mais uma tarefa dada por ele? Ou a cobrança só se faz a adversário, porque é contra? Até que ponto sua consciência chegou.

Mas por falar em novela, quem deve conhecer do assunto é o senhor, professor Ivan, pois lembro que o senhor foi batizado de “Foguinho”, personagem de uma novela da globo, que herdou uma fortuna e não sabia o que fazer com ela. O Apelido lhe foi botado pelo locutor Anchieta Santos, locutor das campanhas de seu grupo em Sertânia, que num jornal de Afogados da Ingazeira, explicou que o “Foguinho” era porque o senhor herdou a prefeitura e não sabia o que fazer com ela. Todo mundo sabe que esta queimação do senhor e de seu governo começou através do deputado Ângelo e os irmãos dele, que diziam em todo canto que o senhor era “um prefeito pior que Raimundo Góis”. Este fato levou inclusive, um irmão do senhor a tomar as dores, em um certo restaurante da cidade.Lembra? Certamente, professor ele teve um gesto de altivez muito maior que o senhor, que em todo seu governo curvou-se lambendo os pés do deputado e fazendo tudo o que ele e seus irmãos queriam, servindo até de chacota na cidade, quando diziam que Sertânia tinha dois prefeitos. E ele, o deputado de que forma lhe pagou por agir assim?

Ora, professor Ivan toda Sertânia sabe que ele não deixou nem o senhor ser candidato à reeleição. O que era um direito natural seu, como foi da esposa do deputado. Uma pessoa estava presente na ocasião que o senhor conversou com ele e esta pessoa foi que me contou. Vou refrescar a sua memória e tornar público pra que toda Sertânia saiba: o deputado disse que tinha uma pesquisa em que o senhor perderia. O senhor contou que tinha uma pesquisa em que ganharia. Ele desafiou o senhor a mostrar a pesquisa. O senhor desconversou e ele disse que o senhor não seria candidato, que era prá o senhor ficar na sua, porque senão o grupo perderia. E ai ele desafiou o senhor a se lançar candidato contra a vontade dele e desafiou o senhor a demitir os irmãos dele das secretarias. O senhor calou-se e saiu e neste mesma noite ele foi comemorar com os irmãos, em bebedeira, se vantajando do que tinha feito e dizendo que tinha certeza que o senhor não desafiaria a ele, porque o senhor era um “banana”.

O senhor ficou meio chateado por uns dias, mas depois ao ver a candidata Cleide fazer campanha com discurso de oposição a sua administração, foi pro palanque dela dizendo que era prá defender seu governo, numa total prova de falta de vergonha na cara, de altivez de dignidade. Mas, como defender um governo que só não foi pior que o de Cleide?(o pior da história)... Professor, o senhor pensa que o povo esqueceu a esculhambação geral do seu governo ? Do escândalo do Concurso público, que deu no Jornal da Globo? Do escândalo do empreguismo de parentes como herança política que deu no jornal do comercio? Do escândalo dos frangos vencidos, que deu no blog do Magno? Do escândalo do falso médico, que deu até Polícia federal na jogada? O seu governo botou Sertânia em mídia nacional, como terra dos escândalos, da comilança, da boquinha dos Ferreiras dos Santos, porque os seus Ferreiras,os de Lima, a maioria ficou só olhando a banda passar e a minoria ficou com uns cargozinhos pequenos. Nem prá botar a família na prefeitura o senhor teve moral,nem vez, não mudou os secretários deixados por Ângelo, coisa que até Cleide fez. Ora, o senhor disse a Dona Desterro que, no ano de 2007 que iria mandar o palco da prefeitura prá Festa de Santa Quitéria em Caroalina e quando chegou à mão de Marcos Ferreira, o seu despacho, ele disse que não ia mandar palco prá boca-preta e que o senhor não tinha moral prá isto, não. Eu pergunto professor Ivan, o palco foi? Faça-me esta vergonha de dizer que foi. O povo de Caroalina todinho ai tá de prova.

Portanto, nunca é demais lembrar que no governo do professor Ivan vimos a CELPE cortar energia elétrica da prefeitura, escolas e secretárias por falta de pagamento. O senhor sabe um pouco do que Guga está passando, pois no inicio da gestão sua, 2005 o senhor mesmo falava que estava só pagando débito deixado por Ângelo, tanto é que passou mais de 4 meses sem merenda nas escolas e sem remédios no hospital e postinhos.

O senhor professor Ivan queria ser mais direito do que todo mundo no discurso. Mas, o palavreado da ética e da moralidade não resistiu ao poder. Quando o senhor assumiu a prefeitura nomeou a esposa do então juiz eleitoral da cidade, que tinha acabado de ser o juiz da sua eleição. A pessoa foi nomeada para um cargo de confiança seu e enquanto morou em Sertânia esteve lá. Cadê a ética e a moralidade? Não é lindo, professor Ivan? 


O senhor fez sua carreira criticando os políticos antigos, mas eu pergunto que diferença tem do senhor prá eles? Eles colocaram familiares na prefeitura? E o senhor colocou? Eles colocaram carros de parente agregado na prefeitura? E o senhor colocou? Eles alugaram casas deles a prefeitura? E o senhor alugou? Então que diferença tem entre o senhor e os políticos antigos? Eu digo: eles nunca condenaram estas coisas e praticavam naturalmente e o senhor dizia que condenava e no poder fez pior que os políticos antigos que criticava. Eu lembro que quando o senhor começou na política e até um tempo desse o senhor vivia condenando compra de voto e político que inflacionava campanha. Mas, eu pergunto quem financiou sua campanha a prefeito em 2004, tão inflacionada? E a sua última peripécia, que assisti no Corredor de João Pires, na campanha eleitoral passada quando levou uma “carreira” de um Médico da cidade , quando este flagrou o senhor, em atitude suspeita, na companhia de um empresário da cidade, dos mais endinheirados por sinal? Até que ponto o senhor chegou, professor? Que te viu quem te vê. 

Se ser dominado por alguém já é vergonhoso, imagine ser dominado por uma pessoa como Ângelo, um político decadente, arrogante, prepotente, conhecido por tirano e com ele a família acusado de mal feitos e irregularidades de toda ordem? É preciso ser muito medíocre, professor Ivan, prá ser um pau-mandado de uma pessoa assim. Pau-mandado, Maria -vai- com – as outras, é desta forma que o povo tem se referido as suas atitudes . E realmente o senhor é muito medíocre. Foi ser Diretor da Escola Olavo Bilac e conseguiu acabar com o colégio, que Sertânia se orgulhava. Foi ser prefeito de Sertânia e conseguiu, segundo palavras dos próprios irmãos do deputado, ser pior do que Raimundo Góis. E foi um prefeito tão ruim, prova que não foi nem candidato a reeleição, sendo o pior prefeito da região na época, já que foi o único que não disputou sua própria reeleição. Agora, faz parte da direção do América E.C. e o clube de tradição da cidade está caindo. Vai terminar de acabar com América. Começou sua carreira ao lado de Seu Missena, Seu Wamberto, João Climaco, João Miudinho e hoje tá terminando na companhia e sendo liderado por Ângelo Ferreira e por Dona Graça Teixeira, na gestão do América.

Quem vê o senhor falando na rádio se não lhe conhecer pode até pensar que o senhor é preparado, mas não passa de um bom Rolando Lero, bom de papo furado, mas ruim na hora do vamo ver. Pois na prática (como diziam os irmãos do deputado) é um medíocre, um grande incompetente. Acabou com o Olavo Bilac , acabando com tudo aquilo que o Padre construiu e deixou, Fez um péssimo governo, segundo palavras dos irmãos Ferreira dos Santos e agora vai acabar com o América. É ou não é muita incompetência?

Por tudo isto não dá prá entender quando professor Ivan vai a Rádio querendo ensinar a todos como fazer as coisas e querendo ensinar a Guga a administrar o que ele nunca administrou, porque foi fraco e se deixou dominar por Ângelo, como se deixa até hoje. Um Homem com esta moral política que quer ser ouvido pelo povo de Sertânia ? Não, por mim mais, pois da próxima vez não me pegará num carro de lotação, sem poder descer para não ser obrigado a ouvir coisas de este tipo. O que o professor Ivan tem que entender que tudo na vida passa. Tudo nasce, cresce, vive e morre. Tudo passa! Como um dia passou o tempo de Marcelo Lafayete, Raimundo Góis, Deda Veras, Sindor Mariano, Paulo Brito, Corina Siqueira, José Etelvino Lins, Bartolomeu Brasiliano, O tempo de Ângelo Ferreira e Ivan passou e acabou com Cleide. O vermelho acabou! Agora é a vez de Guga Lins mostrar o seu trabalho, eleito que foi pelo povo livre e independente de nossa terra, com sua jovem equipe, e trazer novos tempos prá Sertânia.


0 comentários:

Postar um comentário