19 junho 2013

Jovens de Arcoverde planejam “protesto” para quinta (20) na abertura do São João

Buscando mostrar sua voz e garantir espaço na mídia, grupos de jovens estudantes de Arcoverde também resolveram fazer o seu “protesto” na cidade, pegando o embalo de todo o Brasil. O dia escolhido foi a quinta-feira (20), dia em que o município abre oficialmente um dos mais importantes eventos para a economia e a cultura da Capital do Sertão: o São João 2013. Somente neste período junino são gerados mais de 4 mil empregos diretos e indiretos e injetados cerca de R$ 30 milhões na economia local, principalmente nos segmentos de hotelaria, gastronomia e comércio.

Os manifestantes arcoverdenses marcaram seu protesto para concentrar às 17h, em frente a Praça Mãe Rainha, no cruzamento das avenidas Pinto de Campos e Severiano José Freire. De acordo com a organização, que reuniu-se na tarde desta terça-feira (18) na praça Winston Siqueira, a ideia é organizar uma caminhada em direção a Praça da Bandeira, entrando no pátio da festa à meia-noite, para “protestar”. A rota oficial da caminhada deverá ser comunicada as autoridades, segundo os organizadores.

No centro da organização do movimento estão integrantes de centros acadêmicos da AESA e da Universidade de Pernambuco (alunos de direito e odontologia). Para mobilizar estão utilizando as redes sociais. A ordem é pintar o rosto, levar cartazes e faixas com frases de efeito e megafones para expandir o protesto.

Brasil a fora o movimento de protesto teve vários casos de vandalismo contra o patrimônio público e privado, o que aqui não deve acontecer, dizem os organizadores, que pregam um "evento pacífico" e supervisionado pelas autoridades. Nas outras cidades, o foco das manifestações foram os aumentos das passagens de ônibus. Aqui, o leque de bandeiras é amplo: saúde, transporte público, corrupção, concursos públicos, obras, etc, etc. O importante é protestar e a juventude sabe fazer isso mais do que ninguém, oxigenando a democracia e a conscientização. Espera-se que em paz e no local certo. 

Fotos: Amanda Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário