12 março 2013

Governo anuncia medidas para auxílio da bacia leiteira em Pedra


A principal ação anunciada pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, foi a transferência de R$ 700 mil do Programa federal Água para Todos para o município da Pedra. O recurso deverá ser usado na perfuração de cinco poços artesianos do município, cujos locais ainda serão definidos pela prefeitura.
O secretário anunciou diversas medidas do governo para auxílio da bacia leiteira e ainda falou sobre a barragem Mandu que poderia abastecer a Comunidade de Poço das Ovelhas, no município da Pedra e não abastece porque não tem rede de distribuição. Porém ele garantiu estar sendo estudada a construção de um sistema de abastecimento de água para atender as famílias do entorno e chegar até o Poço das Ovelhas.
Criadores do município se mobilizaram para receber o secretário na sede da prefeitura. Além de cobrar ações emergenciais de combate aos efeitos da estiagem, os trabalhadores cobraram a promessa do governador, feita em dezembro do ano passado, quando esteve no agreste e anunciou medidas de investimento na bacia leiteira, entre elas, a compra de 120 mil toneladas de cana de açúcar, que seriam levadas de graça para produtores do interior.
Mas, os criadores da Pedra reclamam que a cana não está sendo trazida gratuitamente ao município. Quem vai buscar na zona da mata paga caro pelo frete, de 650 a 1.100 reais. Sobre isso, o secretário afirmou que se os municípios não firmarem parceria garantindo o transporte da cana, o governo tomará providências.
A partir desta semana estará sendo mudada a logística de distribuição, estão sendo criados três pontos no agreste para entrega da cana, inclusive, já triturada. Os pontos funcionarão aqui em Arcoverde, Garanhuns e Itaiba. O secretário estadual disponibilizou três caminhões pipas para o município e assinou um documento que permite a contratação de um trator para realizar mil horas de serviços nos reservatórios do município.

0 comentários:

Postar um comentário