12 março 2013

COLUNA: Uma praga de incompetência


A praga da cochonilha do carmim, que vem dizimando palmas forrageiras pelos sertões de Pernambuco e Paraíba acaba de chegar ao agreste pernambucano, na zona rural de Caruaru, no sitio Caraibeiras. Agricultores denunciaram a situação desesperadora no ABTV 2a Edição da TV asa branca, afiliada da rede globo.

A cochonilha do carmim surgiu de uma experiência mal sucedida na fazenda do IPA em Sertânia no terceiro governo Arraes, comanda pelo o então coordenador da fazenda cachoeira o senhor valderedes, que tinha o apoio do então prefeito de Sertânia e hoje deputado estadual Ângelo Ferreira e do deputado na época Israel Guerra.

Com a repercussão do caso já no governo Jarbas Vasconcelos, Ângelo ferreira incentivou criadores a colocar o estado de Pernambuco na justiça, alegando que o estado teria que resolver o problema. Isto ainda em 2001. Em 2006, Ângelo ferreira eleito deputado estadual foi ser secretario de agricultura de Pernambuco. A obrigação que ele alegava ser do estado, ele não teve competência para cumprir, pois não resolveu nada da cochonilha do carmim, só muito blá blá blá e conversa fiada. Como sempre!

E o pior seu desempenho foi tão ruim que ele foi considerado o pior secretario de agricultura da historia de Pernambuco e o pior secretario do governo Eduardo campos. Tanto é que ele não voltou para o segundo governo de Eduardo.

Sertânia em nada, ou quase nada foi beneficiada com Ângelo ferreira na secretaria estadual de agricultura. Nenhum investimento de peso no município, nenhum projeto estruturador, nada de diferente capaz de tirar a zona rural do caos que se encontrava e se encontra hoje em dia.

Hoje o êxodo rural é muito grande devido à inoperância de um secretario de agricultura que nada fez para impedir que as pessoas fechassem suas casas e abandonassem suas propriedades.

Ou seja, não modificou em nada a paisagem social no campo. Foi uma verdadeira negação.

Basta ver as condições da feira de animais na terra do secretario de agricultura do estado de Pernambuco a época. Coisa de fazer dó. E se não acrescentou nada para Sertânia, ainda manchou o nome do município como o que apoiou a desastrada pesquisa que gerou a cochonilha do carmim. E como secretario desprovido de competência, que conheceu o problema de perto mais sem habilidade nenhuma soube resolver o problema. 

0 comentários:

Postar um comentário