13 dezembro 2012

Comunidade Quilombola ganha escola em Custódia

Marcada por lutas e conquistas de um povo que tem na sua origem a essência de esperança, a comunidade Quilombola, localizada no sítio Buenos Aires, zona rural de Custódia, ganhou uma Escola de Referência com a extensão de Curso Técnico. A comunidade possui aproximadamente 200 famílias, em sua maioria, ascendentes de quilombolas que tem como atividade principal a agricultura.

Remanescente de quilombo, Buenos Aires é um pedaço vivo da história do Brasil. A escola foi conquistada através da Associação dos Produtores Quilombolas de Buenos Aires e Região, uma articulação das Comunidades Quilombolas do Sertão do Estado de Pernambuco, juntamente com a vereadora Iolanda de Alzira.

De acordo com Ana Paula Resende, a Escola estadual Quilombola, Vereadora Alzira Tenório do Amaral, encontra-se em estágio final de construção. O educandário, conta com 12 salas, laboratório de Informática, auditório, refeitório, banheiros para deficientes e quadra esportiva. Serão beneficiadas cerca de 15 comunidades, entre elas Lajedo, Quintimbu, Cachoeira da Onça, São José, Umbuzeiro da telha, Mata Verde, Grotão, Lamarão e Queimada Nova.

Agora os moradores do distrito de Buenos Aires têm mais um motivo para comemorar. Já foram concluídas as obras da Escola, aguardando apenas a sua inauguração. Dentro de poucos dias os as crianças, os jovens e os adultos do distrito poderão ter acesso a internet e se conectar com o mundo usando modernos equipamentos de informática com a acesso a internet banda larga.

0 comentários:

Postar um comentário