01 fevereiro 2013

FIAPO E OS SERVIDORES NA POLITICA, A INFANTILIDADE LEVA A QUEDA


O anúncio de que o vereador Fiapo colocou o advogado Edilson Xavier a disposição dos servidores municipais de Sertânia para atuar na questão do pagamento do salário de dezembro de 2012 é uma Atitude que revela misturar cinismo, demagogia e que subestima a inteligência da opinião pública.

Ora, todos nós sabemos que a ex-prefeita Cleide Ferreira, do seu partido, o PSB, e além do mais cunhada do vereador, sendo casada com seu irmão, o deputado estadual Ângelo Ferreira, é que tinha obrigação de pagar o salário de dezembro dos funcionários da prefeitura, não o fez porque optou pagar a fornecedores em atraso, por conta do descalabro administrativo que tomou conta da administração pública de Sertânia no governo do PSB, deixando os pobres servidores municipais em situação muito difícil. É também do conhecimento de todos que a mesma prefeita só efetuou o pagamento do 13º salário do funcionalismo, após ato de protesto dos servidores, organizado pelo Sindicato da categoria.

Durante este período, o mesmo Fiapo, já conhecido pelos eleitores como aquele que é muito conversador e nada faz, que andava sumido, poderia ter interferido junto a sua cunhada para evitar que ela cometesse o crime que cometeu contra os funcionários, ou pelo menos ter feito gestões junto ao seu irmão, casado com a ex-prefeita. No mínimo, poderia ainda ter usado sua tribuna na câmara para apelar ou até cobrar da mesma que cumprisse sua obrigação, já que a mesma esteve na prefeitura literalmente até 31 de dezembro, com o deputado e seus familiares, passando ali o réveillon, fazendo sabe-se lá o que, até praticamente ao amanhecer do dia. Calado e sem se manifestar em nenhum instante, o vereador Fiapo foi cúmplice, pela sua omissão e pelo poder de interferência que teria neste episódio.

Agora, que o prefeito Guga Lins, que no seu discurso de posse e em entrevista na Rádio anunciara que iria pagar o salário de dezembro, (no qual Cleide deu calote), sensibilizado pela situação dos servidores municipais, já tendo divulgado um calendário de pagamento parcelado da divida salarial deixada pela ex-prefeita, aparece o cunhado dela, Fiapo, com uma atitude desta, de colocar a disposição dos funcionários um advogado, função que já vem sendo desenvolvida pelo próprio sindicato da categoria, SINTEMUSE, através de sua assessoria juridica. Advogado este, Edilson Xavier, que durante 16 anos foi procurador do Município de Sertânia, sem quase dar expediente e morando em Arcoverde, que notabilizou-se por dar apoio jurídico para as perseguições desenfreadas do deputado Ângelo Ferreira contra funcionários e outros cidadãos de bem de Sertânia. Mas do que jogar prá uma plateia, o vereador subestima a capacidade de discernimento do funcionário, que ao ver da noite pro dia o vereador que Discursava apoiando o arrocho salarial e as perseguições do 40, transformar-se de sapo em príncipe, como num passe de estranha mágica e aparecer como o “defensor” de humildes barnabés.

Esta atitude de completa falta de maturidade política demonstra que o quanto o vereador tem sido infantil em sua atuação parlamentar e política. Na Câmara, falta traquejo democrático ao mesmo, cometendo gafes e gestos mal educados, grosseiros e antidemocráticos, como o de não dar apartes aos colegas, praxe institucional da atividade parlamentar, típico de quem não suporta o jogo da democracia e nem o contraditório. Não fosse o viés totalitário, caminharia para o folclore político do poder legislativo local, ao lado de figuras bizarras. E mais: a sua postura de mandão e autoritário, quando os vereadores diante desta situação mencionada, retiraram–re do plenário, ao mandar a presidente em exercício da mesa, Márcia Ferreira cortar o ponto dos colegas parlamentares. Entre tantas outras, que fizeram segundo um vereador do próprio grupo de Fiapo, dizer que ”... já faz tempo que Fiapo é um persona non grata na Casa José Severo de Melo, por não saber conviver democraticamente com oposição e nem com situação”. Na campanha eleitoral tornou-se um verdadeiro trator, arrancando apoios de outros colegas de partido, formando um verdadeiro exército de apoios, trombando com vários candidatos do seu lado, numa disputa fratricida, atraindo a ira de muitos, mas o resultado demonstrou exatamente isto, a votação pífia de quem teve uma queda de votos de mais da metade, apesar de contar com apoio do seu irmão, deputado e de sua cunhada ex-prefeita. Como sempre é comum a quem age de forma infantil, sempre jogar a culpa e a responsabilidade nos outros, Fiapo precisa fazer uma autocrítica e assumir seus erros. Ao invés de, a boca pequena, como ingrato, dar a entender que teve toda sua perda de votos por conta do apoio da família Cardoso, Fiapo deveria é agradecer a esta família, pois não fossem os 50 0u 60 votos que transferiram para o mesmo, ele não teria sido reeleito, fato que ainda está subjudice, a depender do resultado do caso Francisquinho..

O que está em decadência não é o político Fiapo, ainda jovem pra política nos seus cinquenta e poucos anos, mas é o estilo belicoso, agressivo, autoritário e mandão, que não é só exclusividade de Fiapo e do PSB. Voltaremos ao assunto..

Por enquanto, Fiapo que corre sério risco de ficar de fora da Câmara, a depender do julgamento de compra de votos do vereador do seu lado, parece estar vivendo o canto do cisne de sua vida política...

11 comentários:

  1. A decadência é pior ainda quando o decadente não aceita a realidade de que o povo escolheu uma nova gestão e que há que se deixar que essa nova gestão mostre serviço, o que certamente vem acontecendo, demandando Trabalho e Tempo.

    As mesmas perguntas feitas ao seu irmão deputado, poder ser feitas ao senhor também.

    1."Em todos os seus anos de mandato, vereador, quais foram os projetos seus que saíram do papel em benefício do povo?

    2. Que lei de sua autoria na câmara desta cidade já foi aprovada?

    3. Alguma relatoria de algum projeto importante para o município?

    4. Afinal, Você sabe mesmo o que é um mandato público de vereador e qual sua função?

    5. Em que áreas seu mandato mais contribuiu e através de quais ações?

    Ao invéz de tumultuar o processo democrático na política de Sertânia, você deveria fazer dar satisfação ao povo do seu trabalho se é que ele existe. Quem sabe fazer um blog para a câmara de Sertânia ou informar a população todas essas questões acima citadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o seu conhecimento, o vereador Fiapo, foi quem mais apresentou Projetos de Lei, Indicações e Requerimentos, considerado o mais atuante. Devemos criticar, mas com fundamento. Procure estudar, INVÉS se escreve assim. Você age igual ao seu pai, burro e ignorante.

      Excluir
    2. Que falta de respeito lamentável.

      A truculência de pessoa acima para discutir política é flagrante:

      1. "A decadência é pior ainda quando o decadente não aceita a realidade de que o povo escolheu uma nova gestão e que há que se deixar que essa nova gestão mostre serviço, o que certamente vem acontecendo, demandando Trabalho e Tempo".

      Esta frase não ofende a pessoa de nenhum político, apenas defende a ideia (ponto central da matéria) de que o Vereador Fiapo é um político decadente juntamente com todo o seu grupo que acaba de perder a prefeitura mesmo tendo a apoio de um deputado estadual e um governador ambos fazendo campanha presencial. O povo escolheu outro grupo. Isto é um fato e não precisa ser fundamentado.

      2. "Ao invéz de tumultuar o processo democrático na política de Sertânia, você deveria fazer dar satisfação ao povo do seu trabalho se é que ele existe. Quem sabe fazer um blog para a câmara de Sertânia ou informar a população todas essas questões acima citadas".

      Esta frase está baseada na crítica da ação do vereador na câmara considerada pelo Escritor como infantil. Essa mesma frase sugere ações mais efetivas em favor da população. Pois alguns fatos como o "protesto dos garis" demostra que o estilo de oposição que vem se apresentando pelo PSB em Sertânia está baseado em tumultuar a nova administração a qualquer custo evitando que o novo prefeito exerça de fato a CHANCE que lhe foi dada pelo povo em detrimento dos decadentes derrotados.

      3. O restante do texto são frases interrogativas. Pra vc que não estudou português na escola: "Frases INGTERROGATIVAS não afirmam". Portanto, não consta no comentário que o vereador Fiapo não fez nada, apenas pergunta-se e perguntar não ofende.

      As perguntas são direcionadas à uma das funções essenciais de um parlamentar, o qual faz parte do poder LEGISLATIVO, portanto elabora, discute e aprova LEIS em favor da população que ele representa na câmara.

      AO INVÉS de querer ofender a minha pessoa e a de meu pai, porque a senhorita não procura responder às perguntas feitas. Tal inteligencia mudaria todo o foco da questão para o TRABALHO, a ATUAÇÃO mais madura do vereador em questão e seria uma chance de ser um pouco mais decente e democrática não ofendendo as pessoas que procuram simplesmente contribuir com o debate para a cidadania.

      Passar bem.

      Excluir
    3. O problema de vocês (adversários do grupo de Ângelo) é que são pequenos, mesquinhos e desinformados. Ambos, o deputado e o vereador, tem vários projetos, que beneficiam a população, entre no site da ALEPE e veja, os do vereador procure na câmara. Criticar é salutar, agora fazê-la por pura inveja é demais, não acha? Discuto política e principalmente Português com você, mas com educação e respeito recíprocos.

      Excluir
    4. Dizer que temos inveja não justifica sua agressão pessoal e você não têm o direito de depreciar a mim e a minha família por motivos políticos.

      Não é necessário ter inveja. Cada um ocupa o lugar que merece e, no caso em questão, o lugar que a maioria do escolheu, então mantenha o respeito e isso certamente será recíproco em qualquer situação.

      Se não quer responder as questões, então não agrida e permaneça em um lugar digno para garantir a ética do jogo político.

      Agora peço licença para me retirar deste debate que não vem rendendo nada de bom para nossa cidade.

      Passar bem.

      Excluir
  2. Caro Blogueiro,é uma pena que Vossa Senhoria,esteja fazendo do seu BLOG um palanque politíco.Pois a eleição já passou e como disse o Prefeito Gustavo Maciel Lins de Albuquerque (Guga Lins),assim que assumiu a prefeitura de sertânia. "Ta na hora de descer do palanque e começar a trabalhar",use o poder da informação do seu BLOG para informar as pessoas,para deixar os cidadãos antenados,e não para "PUXAR O SACO" do Atual Prefeito. Respondendo ao Comentário Abaixo,Caro Tarcisio Junior,não tiro sua razão,mais o Vereador Fiapo em 4 anos de Governo foi o Vereador mais Atuante desses Últimos 10 Anos,com Projetos sendo aprovados,na Câmara de Vereadores tem todos os Projetos do Mesmo! agora eu Que lhe faço uma Pergunta,em 12 Anos Que o atual prefeito foi Vereador,o que ele fez pela População ? Vereador esse,que nunca esteve presente para a população,pois sempre estava viajando,e só comparecia uma vez perdida nas reuniões da Câmara de vereadores. Então pessoal,vamos colocar a cabeça no lugar e raciocinar um Pouco. Fica a Dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro amigo. obrigado por sua intervenção. da próxima vez vou ter mais cuidado com o que escrevo. vou procurar aprofundar mais ainda o conhecimento da população em relação aos que dominaram sertânia por 16 anos. acabaram com o município e ainda vem gente querer passar a mão na cabeça dessas pessoas. obrigado pelo o acesso. mande as ordens.

      Excluir
    2. Caro João Modesto agradeço cordialmente por responder uma pequena parte de meus questionamentos.

      Algumas considerações podem contribuir bastante para a política de Sertania de uma forma geral:

      1. O fato é que mesmo tendo um bom mandato, como defendem alguns, a votação do mesmo caiu pela metade. Eu fiz as perguntas pq não entendo como o mais atuante em 4 anos perdeu a metade dos eleitores que tinha. Por isso fiz tantas perguntas.

      2. Com relação ao atual prefeito Guga Lins reconheço que sei mto pouco sobre a sua antiga atuação como vereador. Peço a quem souber que contribua com essas informações. Mas, um fato bem marcante na atuação de Guga Lins é que o mesmo obteve sempre uma votação regular mantendo-se sempre entre os mais bem votados, mesmo sendo de oposição, o que não ocorre no caso do vereador adversário que atuou como Governo.

      Por isso, a minha intervenção no sentido de esclarecer sobre as reais contribuições do vereador para a cidade.

      Obrigado

      Excluir
    3. Não vou polemizar com certos arautos. Agora admitam que em 16 anos, Sertânia ganhou muito mais do que perdeu.

      Excluir