10 janeiro 2013

COLUNA DO JÚNIOR CAVALCANTI - Subestimaram e continuam subestimando...


Subestimaram e continuam subestimando...

O jogador Garrincha certa vez ao ouvir um treinador concluir uma preleção de como seria fácil chegar à vitória contra o time oponente, fez a pergunta que ficou famosa: “Vocês combinaram com o adversário?”... O Gênio das pernas tortas não possuía apenas inteligência para a dinâmica atlética, mas como se vê também para uma forte presença de espírito.

A frase de Mané serve para ilustrar talvez um dos maiores pecados do PSB no poder em Sertânia: Subestimar a tudo e a todos. Subestimar aliados, atirando-os gratuitamente nos braços da oposição, ao fazer um governo centralizador e egoísta, subestimar a oposição, achando que a  realidade era estática e que a mesma oposição iria passar toda sua vida
Sendo a mesma desde os tempos de quando perdeu a prefeitura, subestimar a opinião pública, acreditando que a mesma não tinha vida e bastaria o deputado estadual ir à rádio do deputado federal e ele resolveria tudo.

Subestimava-se tanto a oposição e opinião pública que em certa
ocasião, um irmão do próprio deputado, por sinal o que teve uma votação
praticamente reduzida à metade na eleição de vereador de 2012, disse a um professor, que o 40 não perderia nunca, por que o seu irmão deputado sabia fazer política. Por ai se vê o salto alto e o desdém que se tinha pela inteligência do povo e pela capacidade da oposição. Achar que o deputado saberia fazer política, como se só ele o soubesse, e achar que a oposição era composta de um bando de “asnos”, como falou um blogueiro local, já folclórico pela sua avidez em agradar o deputado.

Tamanha subestimação .

Custou caro ao PSB. Chegou-se ao ponto de dizer que A prefeita seria reeleita por w x 0 . Tudo isto revela não sua completa ignorância e desinformação da dinâmica do jogo político como também, como certa ingenuidade no excesso de confiança no taco do líder maior do grupo 
político do 40. Puro messianismo, que como todo deste, não possui raciocínio lógico, mas apenas é teleguiado pelo “cabeça”.. Por outro lado, a oposição trabalhava em silêncio escolhendo um jovem, que representava não só uma mudança, mas uma novidade na disputa. Fez uma campanha diferente, propositiva, sem gastar quase nada, apenas se cacifando junto ao eleitorado jovem, grande formador de opinião e segurando os votos do eleitorado tradicional de oposição, ao conseguir convencer Sinval a ser escaldo na vice. Subestimaram a chapa da oposição, requentando velhas críticas feitas a Sinval em campanhas passadas e rotulando Guga de “Menino”. O Resultado todos já sabem.

Pois bem, o grupo do 40 parece que não soube fazer ainda a leitura dos dados das urnas eletrônicas: continua subestimando o povo ao terminar sua gestão da forma mais desastrosa e escandalosa que qualquer grupo que já passou pela prefeitura. Subestimam mesmo assim o novo prefeito e sua equipe, afirmando que a administração dele será um fiasco. Como se só o 40 tivesse quadros e capacidade prá governar, embora não foi isto que vimos. Por fim, subestimam o novo governo e o povo, afirmando que estão apenas tirando umas férias da prefeitura e que daqui há 4 anos estarão de volta. Foi este tipo de deboche que o deputado usou para tratar seus adversários que mais motivou a equipe contrária a ele.

Os próximos acontecimentos vão nos mostrar realmente se só o deputado estadual sabe fazer política, como ele a fará sem a máquina na mão e se o grupo vitorioso de Guga é formado por asnos, ou se quem realmente é, são os que o subestimaram e continuam subestimando. Fazer política é uma arte e subestimar a inteligência das pessoas é burrice. Combinaram tudo entre si, mas esqueceram de combinar com o povo.

0 comentários:

Postar um comentário